Categoria Sênior abre as provas de pesca do FIPe

As disputas de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe,  tiveram início na manhã desta sexta-feira (08), com a  categoria  sênior, para participantes acima de 60 anos.

Os organizadores informaram que as 500 inscrições disponibilizadas foram efetuadas, porém 291 idosos participaram da prova. Número significativo e que segundo Luciano Cadari, representante do Ranking Brasil, é o novo recorde brasileiro. “Cáceres está de parabéns, mais um recorde nacional. 291 participantes na Pesca Sênior”, anunciou Cadari.

A prova de barranco, às margens da praia do Daveron,    este ano, reuniu  pescadores da comunidade, a maioria do projeto de  fortalecimento da pessoa idosa, mantido pela Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Ação Social , e pela primeira vez recebeu participantes da região sudoeste de Mato Grosso, dos municípios de Glória D’Oste  Nova Lacerda.

A competição cumpriu todos os protocolos, com hasteamento de  pavilhões e Hino Nacional e fala as autoridades.

Estiveram presentes o Prefeito Francis Maris Cruz, a Vice Eliene Liberato Dias, o Secretário de Cultura, Meio Ambiente e Turismo e Coordenador do FIPe, Júnior Trindade , Deputado Estadual Dr. Leonardo Albuquerque, Vereador Cláudio Henrique, Secretária de Ação Social, Eliane Batista, secretários municipais e patrocinadores.

Desde as primeiras horas da manhã, o que se viu foi  alegria e a descontração dos participantes, que não escondiam a satisfação de ter uma prova específica para a melhor idade.

A aposentada,  Darci Garcia de Miranda (62), demonstrando que conhecia de  pesca, ao capturar um mandi, espécie de bagre, já profetizava que pescaria outros exemplares. Ela descreveu o momento como  sendo um resgate de bons momentos vividos em pescarias realizadas nas aguas do Rio Paraguai. “Estou muito feliz em poder participar desse evento. Sempre esperei por isso”, comemora ela.

O participante mais velho da prova foi Osvaldo Ferreira da Rocha, com 91 anos de idade, enfrentou os demais concorrentes com muita disposição. “Já pesquei muito  nesse rio”, confidenciou Osvaldo.

O Prefeito Francis Maris Cruz, que passeou pela orla e cumprimentou os participantes disse que momentos como esse é que o gratificam e lhe fazem continuar trabalhando com afinco pela população. “Isso é mais que uma simples ação social, é proporcionar momentos que eles exerçam a cidadania com dignidade e participem, com os mesmos direitos dos outros pescadores. Fico feliz por ver a felicidade estampada nos olhos de cada um. Nossa administração tem dado uma atenção especial aos idosos do município”, observou Francis.

Para o prefeito do município de Nova Lacerda, Uilson José da Silva , que trouxe uma caravana da uma cidade para participar da prova, o evento é emocionante. “ Ao ver tantos idosos participando da pesca me emocionei muito”, confidenciou Wilson

Já o Deputado Estadual Leonardo, autor de uma das emendas para a realização do FIPe,  parabenizou os participantes da competição e disse que a valorização do idoso e sua inserção em uma prova de pesca do festival, serve de estímulo para continuar trabalhando para a população de Cáceres. “Fico muito feliz em poder ter trazido emenda e recurso para a realização do maior evento turístico de Mato Grosso, maior festival do Brasil  e a segundo maior  da América Latina”,  ressaltou Leonardo.

Ao final  de duas horas de pesca e da celebração de amor ao Rio Paraguai, os idosos mostravam ainda muita energia enquanto aguardavam o cerimonial de entrega.

 

Esdras Crepaldi/FIPe

 

Galeria :

Patrocinadores: