História

O Festival Internacional de Pesca (FIPe) foi criado há 39 anos por um grupo de pessoas que tinham em comum o amor pela pescaria e também a consciência de que era preciso chamar atenção de todos para a necessidade de se preservar o rio Paraguai e seus afluentes.

A primeira edição do evento aconteceu em 1980 com 42 competidores, todos do sexo masculino. No ano seguinte, a participação aumentou para 72 pescadores; em 1982, o número de inscrições cresceu para 246 e teve inicio a Prova Infanto-Juvenil. As mulheres só começaram a participar do campeonato de pesca em 1986, ainda de uma forma tímida: apenas 1,5% do total de inscritos. Em 1992, o FIPe garantiu o seu lugar de honra no Guinness Book – o livro dos recordes – como o maior festival de pesca embarcada em agua doce do mundo. Pioneiro entre todos os torneios do gênero em Mato Grosso, o campeonato cacerense fez escola e hoje e modelo de dezenas de eventos de pesca realizados no Estado.

O FIPe atrai equipes de pescadores internacionais e também as atenções de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas dos principais órgãos de comunicações do país e exterior. Desde 1997, o sistema do pesque-e-solte é adotado pelo FIPe em todas as provas. Em 1998, a preocupação ambiental também levou a Coordenação do FIPe a adotar anzóis sem farpas em todas as modalidades de pesca. O festival é uma grande festa que atrai multidões e movimenta milhões de reais. Durante o evento acontecem shows de artistas regionais e nacionais, atividades recreativas e esportivas, oficinas de arte, Feira de Artesanato e Artes Plásticas, e a Feira Náutica.

Texto: Martha Baptista (adaptado)

FIPe 2018 - 06 a 10 de Junho de 2018

Inscrição aqui!

O Maior festival de pesca esportiva!

Em busca da maior e melhor premiação em torneios de pesca do Brasil.

400Embarcações

1200Participantes

2.500Crianças

5Dias de eventos

Quer saber mais? Entre em contato com nós no E-Mail

sicmatur@caceres.mt.gov.br
Patrocinadores:
Realização:
Apoio:
Colaboradores: